CREATINA DESVENDANDO MITOS
- Vinicius Mei
- 4 de out. de 2016
- 3 min de leitura
EFEITOS SECUNDÁRIOS MENTIROSOS PUBLICADO PELA IMPRENSA
- Câimbras e desidratação;
- Estiramentos musculares;
- Problemas renais.
ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO PÓS-ESTUDO
• Os resultados revelaram que os atletas que tomaram o placebo ou suplementos de creatina durante o treino não sofreram câimbras ou lesões musculares.
• Os resultados indicaram que a suplementação de creatina em atletas durante exercícios diferentes ou sessões de treinamento não aumentaram a incidência de câimbras ou lesões musculares ou problemas gastrintestinais.
• Nenhum efeito secundário foi descoberto na literatura científica/ médica.
• Os comentários sobre creatina deveriam estar baseados na literatura científica, não em relatórios anedóticos, hipóteses não comprovadas ou especulação.
• Muitas teorias relativas aos efeitos adversos de creatina não têm nenhuma fundamentação fisiológica.
DESORDENS DE RIM PODEM SER ATIVADAS?
• Há algumas preocupações que estão baseadas na possibilidade de que creatina possa causar uma sobrecarga dos rins. • Tomar 15-20 gramas de creatina por dia aumenta a ingestão de proteínas em 0.1-0,2g/Kg/dia (i.e. 8-16 gramas de proteína cada dia para um atleta que pesa 83 Kg). • Embora seja informado que os níveis de creatinina aumentam ligeiramente depois de suplementação de creatina (1.2 a 1.4 µmol/L), estes valores estão dentro de parâmetros normais para atletas de alto desempenho.
• O aumento de creatinina poderia estar relacionado ao excesso de creatina que é eliminado.
• Não há nenhum estudo informando aumentos em enzimas hepáticas com respeito a suplementação de creatina.
• Recentes estudos indicam que a suplementação de creatina (20 gramas por dia por mais de 63 dias) não aumenta a possibilidade de falha renal. A taxa de uréia permaneceu inalterada ,e todas outras que pudessem ser indicador para problemas renais.
PREOCUPAÇÕES SOBRE EFEITOS A LONGO PRAZO
• Atletas têm usado creatina como um suplemento nutricional durante os últimos 10 anos.
• Creatina foi usado para tratar deficiências em síntese de creatina em crianças, pacientes com parada cardíaca e prevenir arritmias cardíacas.
• Não houve nenhum relatório de qualquer efeito secundário significante em estudos médicos.
COMPROVANDO SUA EFICÁCIA
• Atletas têm usado creatina como um suplemento nutricional , e sua eficácia em termos de ganho de massa muscular está muito além de apenas que um ganho por efeito de osmolaridade ,onde se aumenta a retenção hidrica intracelular .
• Estudos tem sido realizados com grupos controle que usaram creatina na dose 0,3 gr/kg/peso
e outro grupo controle que usaram proteína hidrolisada em sua suplementação , e ainda um outro grupo que não usaram nada . E todos os grupos treinam regularmente com pesos .
Pasmem ,nas primeiras semanas o grupo que usou creatina na suplementação , tiveram um aumento na secção transversa do musculo ,uma hipertrofia maior que o grupo que usou proteína hidrolisada ,os indicadores que favorecem o aumento de massa magra todos eles aumentaram , como o IGF-1 . Nas primeiras 8 semanas a creatina se manteve superior ,a partir da semana seguinte a proteína já foi igualando e se tornando superior .
Um outro estudo foi feito com o uso de creatina em sua dose de manutenção de 5 a 10 gr ,com um grupo controle que parou de treinar ,mas continuou o uso da suplementação com creatina , durante 15 dias sem treinar , o outro grupo parou de treinar mas não fez uso de creatina .
O grupo que usou a suplementação de creatina ,tiveram uma perda de rendimento menos agressiva que o grupo que não usou creatina. A força praticamente se manteve , e a perda de massa muscular foi bem menor no grupo que não usou.
CONCLUSÂO
Não existe nada comprovando que a creatina causa danos renais ,ou qualquer doença associada.
Não existe nada comprovado em relatos médicos que, o uso de creatina da problemas de desidratação e caimbras .
Não existe nada comprovado que o uso de creatina prolongado possa prejudicar a saúde.
A suplementação de creatina é muito mais anabólica do que se pensava ser .
Estude , referencias bibliograficas , e não achismo da midia ou de terceiros.
Bons treinos !

Comments